Postagens mais visitadas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

AdNews - ABAP discute concorrência privada em Reunião Nacional

“Após a realização de várias reuniões promovidas pelas 18 ABAPs em todo o Brasil, chegamos, com a contribuição de todos, ao Guia de Diretrizes para as Concorrências Privadas, um conjunto de práticas que reforçam a escolha meritocrática das agências, sempre respeitando os parâmetros do CENP” - Luiz Lara, presidente da ABAP.


AdNews - ABAP discute concorrência privada em Reunião Nacional

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Relação entre os viajantes, de acordo com o meio de transporte, e o consumo dos meios de comunicação




De acordo com o artigo publicado na revista imprensa no mês de julho e republicado no site do IBOPE em 09/08/11, de um modo geral, os viajantes de avião são os que mais consomem mídia, principalmente internet, 85%,  e TV paga, 60%. Os viajantes de ônibus possuem hábitos de consumo bem parecidos com a população brasileira.


Os viajantes de avião são os que mais assistem documentários, programas de viagens e economia/finanças, e são os que menos assistem programas populares como programas de auditório e novelas. Além disso, assistem menos TV aberta e mais TV paga.

Os viajantes de avião, carro e ônibus programam suas viagens pela internet, só que os que viajam de avião passam muito mais tempo na rede, consultando mapas, rotas, hospedagem entre outras informações.

No que se refere ao consumo de mídia, as pessoas que viajam de avião são as que mais consomem cinema, TV paga, jornal, revista e internet. Na outra ponta, estão os viajantes de ônibus, sendo os que menos consomem tais mídias. No entanto, os viajantes dos três meios (avião, carro, ônibus) consomem praticamente da mesma maneira TV aberta, rádio AM/FM, Mídia extensiva.


Para tornar a análise dos dados um pouco mais complexa, houve aumento da participação da classe C nos meio citados, principalmente nas viagens de avião.


Acesse o artigo completo Pelos quatro cantos do Brasil.

Obrigado pela leitura,

Hernani Santos

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Fliporto tem identidade visual regida por elementos orientais



A  VII Festa Literária Internacional de Pernambuco, Fliporto, foi buscar nos elementos da cultura oriental a identidade visual de sua nova campanha. Como o tema da Festa deste ano é “Uma Viagem para o Oriente", foi no conhecido gongo que a campanha encontrou o seu elemento principal. A escolha do instrumento musical se deu porque o gongo é um elemento que representa todo o Oriente e não só um país daquela região. Outro atrativo da campanha são os casarios de Olinda, cidade considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade que, pelo segundo ano consecutivo, irá acolher a Fliporto. Na campanha, assinada pelo publicitário João Castelo Branco, as históricas e turísticas casas olindenses são representadas através de uma técnica de pintura chinesa chamada Sumi-ê, que significa pintura com tinta e mistura desenho com elementos da caligrafia oriental. Para Castelo Branco, o objetivo da nova identidade da Fliporto 2011 é observar como vai se comportar o Oriente dentro do Ocidente e, além disso, ver a cidade de Olinda se transformar em uma verdadeira cidade oriental. A 7ª Fliporto acontece, na Praça do Carmo, de 11 a 15 de novembro. 

Mais informações Fliporto 2011

Obrigado pela leitura,

Hernani Santos

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

IBOPE Media mostra hábitos e atitudes dos pais brasileiros

Entre os homens brasileiros, 35% são pais/tutores ou responsáveis diretos por algum morador do domicílio, de acordo com o IBOPE Media, que realizou pesquisa para mostrar os hábitos de consumo e de saúde deles. Foram ouvidas 20.736 pessoas entre fevereiro de 2010 e janeiro de 2011 nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília e interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste.

A pesquisa fez um mapeamento sobre a quantidade de pais nas capitais, os hábitos de saúde (academia, consultas médicas e cirurgias plásticas) e hábitos de consumo (compras pessoais, pela internet e shopping)

De acordo com a Diretora Comercial do IBOPE Media, “No geral os pais brasileiros estão satisfeitos com seu estilo de vida, eles priorizam a educação dos filhos, vão às compras, estão atentos a ofertas e descontos e planejam bem a compra de produtos caros, porém mais da metade desses pais declaram que vão sofrer quando os filhos saírem de casa”.

Veja os dados na íntegra: http://goo.gl/XnGpO

Mais interessante ainda é relacionar essa pesquisa com outra notícia também dada pelo IBOPE, na qual a paternidade altera significativamente o consumo de alguns meios de comunicação (Os pais brasileiros e as mídias - http://goo.gl/hkVJa)


Obrigado pela leitura,


Hernani Santos

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mídia digital out of home conquista consumidores no varejo



“Com criatividade e conteúdo de relevância, as mídias digitais Out Of Home têm se consolidado no varejo, uma vez que possuem grande apelo junto aos consumidores no momento da compra, um dos grandes diferenciais da mídia tradicional”, é o que afirma Arnold Correia, Diretor Geral da Subway Link.

A empresa encomendou uma pesquisa à Ipsos Marplan MediaCT, com 1.312 consumidores das redes Walmart, BIG e Bompreço, entre homens e mulheres, das classes sociais A, B e C, em São Paulo (capital), Recife e Porto Alegre, nos meses de setembro e outubro de 2010.

De acordo com o levantamento:
- 69% afirma que as TVs apresentam conteúdo útil sobre os produtos que estão a venda nas lojas;
- 70% concorda que está mais agradável o tempo de espera na fila do caixa com a presença das mídias nos caixas;
- 67% conta que agora ficou mais gostoso fazer compras; e
- Mais de 60% foram impactados pela mídia durante o período na loja.

A pesquisa também focou na análise do recall dos produtos anunciados nessas mídias. Dos entrevistados, 30% afirmou ter visto ao menos uma propaganda nos televisores. Dentro desse universo, mais da metade (53,9%) das marcas lembradas se referiam a produtos anunciados por três meses consecutivos, enquanto o recall das marcas veiculadas por um mês foi de 34,3%. Para Correia, isso evidencia também que o retorno gerado pela mídia é maior com um investimento a longo prazo.

De fato, se as empresas de Mídia Digital Out Of Home continuarem investindo em criatividade e conteúdo de relevância, além de qualidade na prestação dos serviços publicitários (obediência aos planos de mídia e perfeita execução dos procedimentos de comprovação e faturamento), certamente se consolidarão e conquistarão mais espaço no mercado.

Para mais detalhes e dados, acesse Portal da Propaganda.

Obrigado pela leitura,

Hernani Santos