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sexta-feira, 3 de junho de 2011

Afinal, o que é Checking em Publicidade!?

Sabemos que nas agências as funções/profissionais de Atendimento, Mídia, Criação, Produção e Planejamento já estão prá lá de consolidadas. Nos veículos, são as funções/profissionais de Atendimento/comercial, Assistentes e Operacional.

Por exigência do Governo Federal, não basta simplesmente veicular uma campanha e receber imediatamente pelo serviço prestado. É preciso comprovar que a campanha foi realmente veiculada de acordo com o contratado, por meio de documentos padronizados (Declarações; Fotos; Relatórios de inserções; NF/Fatura etc). É nesse momento que entra o profissional de Checking. É ele que faz todo o "meio de campo" entre a veiculação e o recebimento.

Podemos dizer que esse profissional/função está com um pé em Mídia e o outro no Financeiro. Primeiro, porque precisa ter os conhecimentos essenciais de Mídia, ou seja, Planejamento; Período de veiculação; PI; Bonificações; Reaplicações etc. Segundo, precisa ter uma noção de controle financeiro; cálculos de abatimentos, caso ocorram falhas; noções de legislação financeira e de impostos etc. Ou seja, nas agência é um profissional que trabalha diretamente com os Mídias e o responsável financeiro. Nos veículos, trabalha diretamente com o responsável financeiro e a área comercial. Neste último, o Checking procura orientar e ajudar sobre o que a área comercial pode ou não prometer aos clientes/agências, em razão do que o veículo pode ou não fornecer.

Do ponto de vista do veículo (e acredito que nas agências o processo é bem semelhante), podemos resumir as atividades com o seguinte processo:

- Recebimento do PI (Pedido de Inserção);
- Os espaços são reservados e os demais Estados, dependendo do caso, são orientados quanto à veiculação;
- O material é recebido e inserido na grade de veiculação;
- A veiculação é acompanhada para que ocorra conforme contratado e as falhas sejam solucionadas rapidamente;
- Dá-se início à elaboração dos comprovantes de veiculação (fotos; vídeos; relatórios de inserções etc) e demais documentos;
- Após tudo conferido e padronizado, é enviado à agência para as demais providências. Em seguida, tudo é enviado ao cliente.

Ressalto que todo o trabalho é conseqüência das exigências do Governo Federal, ou seja, a função de Checking é mais presente em agências e veículos que atendem tal cliente. O interessante é saber que esse trabalho, quando incorporado a essas empresas, pode se tornar um diferencial no atendimento a clientes privados, dando mais credibilidade à prestação do serviço.

Obrigado pela leitura.

Hernani Santos.

4 comentários:

Audicom Brasil disse...

Excelente explanação e ainda complemento com o exato artigo 15 da Lei 12.232/10, apesar desta profissão já existir a mais de 40 anos. temos um site que complementa o que o mercado oferece neste sentido www.audicombrasil.com.br

Hernani Barbosa dos Santos disse...

Exatamente! Bem lembrado sobre a lei.

Já ficou claro que contar com uma empresa de Checking para a elaboração de relatórios de veiculação é a nova tendência diante da situação política e econômica, tanto do Governo Federal quanto do Distrital.

Obrigado pelo enriquecedor comentário!

Abs,
Hernani

Matheus Ferron disse...

Que interessante o artigo sobre agencia de marketing, curti muito!

Hernani Barbosa dos Santos disse...

Matheus,

Esse artigo não fala sobre agência de marketing.

Vejo que está tentando uma estratégia para levar fluxo para o seu site.

Acho que tem que rever isso!