Em vista do crescente número de usuários de computadores, a internet já é considerada um meio de comunicação de massa. É o que afirma a pesquisa "Hábitos de Informação e Formação de Opinião da População Brasileira", divulgada pela Secom, em 08/06/11.
Foram aplicadas 12 mil entrevistas no período de 31/01 a 05/02/2010, para descobrir como o brasileiro consome informação e de que maneira forma sua opinião sobre questões nacionais.
O principal objetivo do governo é direcionar os esforços de comunicação dos programas e políticas públicas. A pesquisa também será um norteador para aqueles que já exploram ou desejam explorar a internet para divulgação de informação, produtos ou serviços.
Entre vários apontamentos feitos, a pesquisa mostra que a principal finalidade de acesso à internet diz respeito a Lazer (46,3%), seguido por Informações (24,8%) e demais assuntos.
Outro ponto interessante mostra que o acesso à internet está associado à renda, idade e nível de instrução. Entre os entrevistados cuja renda familiar é superior a 10 salários mínimos, o percentual de acesso à internet é de 79,9%, diminuindo à medida que a renda também cai. Entre o público de 16 a 24 anos o percentual de acesso é de 68,8%, diminuindo de acordo com o avanço de idade.
A navegação é feita, em média, durante 16,4 horas semanais, aumentando para 20,9 horas/semana entre os usuários domésticos. Entre aqueles de nível superior, é de 21 horas/semana, chegando a 23,4 horas/semana entre os entrevistados com renda superior a 10 salários mínimos.
Tais números evidenciam a concorrência entre internet e TV em determinados segmentos, pois esta perde a audiência do público de renda e nível de escolaridade mais elevados.
Baixe a pesquisa consolidada aqui.
Obrigado pela leitura!
Hernani Santos
2 comentários:
Hernani, bom dia!
Obrigado por compartilhar seu conhecimento, ajuda muito.
Sabe me informar se tem algum curso técnico e onde, para essa área de checking?
Obrigado por seu comentário.
Não tenho conhecimento sobre curso específico. Porém, no artigo "Afinal, o que é checking em publicidade" explica bem como é a função.
Postar um comentário