Sabemos que nas agências as funções/profissionais de Atendimento, Mídia, Criação, Produção e Planejamento já estão prá lá de consolidadas. Nos veículos, são as funções/profissionais de Atendimento/comercial, Assistentes e Operacional.
Por exigência do Governo Federal, não basta simplesmente veicular uma campanha e receber imediatamente pelo serviço prestado. É preciso comprovar que a campanha foi realmente veiculada de acordo com o contratado, por meio de documentos padronizados (Declarações; Fotos; Relatórios de inserções; NF/Fatura etc). É nesse momento que entra o profissional de Checking. É ele que faz todo o "meio de campo" entre a veiculação e o recebimento.
Podemos dizer que esse profissional/função está com um pé em Mídia e o outro no Financeiro. Primeiro, porque precisa ter os conhecimentos essenciais de Mídia, ou seja, Planejamento; Período de veiculação; PI; Bonificações; Reaplicações etc. Segundo, precisa ter uma noção de controle financeiro; cálculos de abatimentos, caso ocorram falhas; noções de legislação financeira e de impostos etc. Ou seja, nas agência é um profissional que trabalha diretamente com os Mídias e o responsável financeiro. Nos veículos, trabalha diretamente com o responsável financeiro e a área comercial. Neste último, o Checking procura orientar e ajudar sobre o que a área comercial pode ou não prometer aos clientes/agências, em razão do que o veículo pode ou não fornecer.
Do ponto de vista do veículo (e acredito que nas agências o processo é bem semelhante), podemos resumir as atividades com o seguinte processo:
- Recebimento do PI (Pedido de Inserção);
- Os espaços são reservados e os demais Estados, dependendo do caso, são orientados quanto à veiculação;
- O material é recebido e inserido na grade de veiculação;
- A veiculação é acompanhada para que ocorra conforme contratado e as falhas sejam solucionadas rapidamente;
- Dá-se início à elaboração dos comprovantes de veiculação (fotos; vídeos; relatórios de inserções etc) e demais documentos;
- Após tudo conferido e padronizado, é enviado à agência para as demais providências. Em seguida, tudo é enviado ao cliente.
Ressalto que todo o trabalho é conseqüência das exigências do Governo Federal, ou seja, a função de Checking é mais presente em agências e veículos que atendem tal cliente. O interessante é saber que esse trabalho, quando incorporado a essas empresas, pode se tornar um diferencial no atendimento a clientes privados, dando mais credibilidade à prestação do serviço.
Obrigado pela leitura.
Hernani Santos.
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4 comentários:
Excelente explanação e ainda complemento com o exato artigo 15 da Lei 12.232/10, apesar desta profissão já existir a mais de 40 anos. temos um site que complementa o que o mercado oferece neste sentido www.audicombrasil.com.br
Exatamente! Bem lembrado sobre a lei.
Já ficou claro que contar com uma empresa de Checking para a elaboração de relatórios de veiculação é a nova tendência diante da situação política e econômica, tanto do Governo Federal quanto do Distrital.
Obrigado pelo enriquecedor comentário!
Abs,
Hernani
Que interessante o artigo sobre agencia de marketing, curti muito!
Matheus,
Esse artigo não fala sobre agência de marketing.
Vejo que está tentando uma estratégia para levar fluxo para o seu site.
Acho que tem que rever isso!
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