
Na monografia, tratei sobre a possibilidade de considerarmos a publicidade em videogame como mais uma ferramenta a ser utilizada na estratégia de Mídia, na busca pela interação entre empresas e um grande número de consumidores que vêem nos videogames uma ótima fonte de entretenimento.
Ao longo do trabalho, são abordados o início do videogame, o surgimento da indústria, a crise, a consolidação como grande fonte de entretenimento. Em seguida, é tratada a publicidade: porque anúncio em jogos funciona, tipos de anúncios, prestadoras desse serviço. E ao final, um estudo de caso.
Nas considerações finais, é abordado o receio de que a indústria do videogame, e sua utilização como ferramenta publicitária, não se desenvolva no Brasil por fatores econômicos e pela ausência de uma política dura contra a pirataria que é a principal responsável pelo distanciamento dos grandes fabricantes de jogos e consoles do país. Dessa maneira, o mercado permanece frio em relação aos profissionais que desejam trabalhar com esse entretenimento.
No entanto, recentemente percebi que não estamos restritos à inserção de anúncios dentro dos jogos. Também podemos fazê-los fora, através de eventos voltados exclusivamente para os jogos digitais.
Foi o que aconteceu com o 3º Campeonato Brasileiro de Winning Eleven, realizado de 24 a 26 de outubro de 2008 no Taguatinga Shopping. O evento contou com a participação de 256 jogadores vindos de vários Estados e do Distrito Federal, que disputaram um Fiat Uno 0 km como prêmio. O segundo colocado levou um PlayStation 3 e o terceiro um PS2.
O campeonato de 2008 teve o patrocínio da Kid Games, FIAT, Balli, Spoleto, Bob´s, NC Games e Super Bolla. A cobertura oficial do evento ficou a cargo da Editora Europa, da revista especializada GameMaster e da Jovem Pan Brasília.
É evidente que todo o evento se tornou uma grande mídia, além de ter funcionado como ferramenta de marketing aos seus patrocinadores e apoiadores. Essa foi uma ótima ocasião para associarem suas marcas e produtos a um entretenimento preferido por milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Dessa maneira, as empresas que investiram no evento garantiram uma experiência positiva com os consumidores que as terão em primeiro lugar (top of mind) no momento do consumo.
Ao longo do trabalho, são abordados o início do videogame, o surgimento da indústria, a crise, a consolidação como grande fonte de entretenimento. Em seguida, é tratada a publicidade: porque anúncio em jogos funciona, tipos de anúncios, prestadoras desse serviço. E ao final, um estudo de caso.
Nas considerações finais, é abordado o receio de que a indústria do videogame, e sua utilização como ferramenta publicitária, não se desenvolva no Brasil por fatores econômicos e pela ausência de uma política dura contra a pirataria que é a principal responsável pelo distanciamento dos grandes fabricantes de jogos e consoles do país. Dessa maneira, o mercado permanece frio em relação aos profissionais que desejam trabalhar com esse entretenimento.
No entanto, recentemente percebi que não estamos restritos à inserção de anúncios dentro dos jogos. Também podemos fazê-los fora, através de eventos voltados exclusivamente para os jogos digitais.
Foi o que aconteceu com o 3º Campeonato Brasileiro de Winning Eleven, realizado de 24 a 26 de outubro de 2008 no Taguatinga Shopping. O evento contou com a participação de 256 jogadores vindos de vários Estados e do Distrito Federal, que disputaram um Fiat Uno 0 km como prêmio. O segundo colocado levou um PlayStation 3 e o terceiro um PS2.
O campeonato de 2008 teve o patrocínio da Kid Games, FIAT, Balli, Spoleto, Bob´s, NC Games e Super Bolla. A cobertura oficial do evento ficou a cargo da Editora Europa, da revista especializada GameMaster e da Jovem Pan Brasília.
É evidente que todo o evento se tornou uma grande mídia, além de ter funcionado como ferramenta de marketing aos seus patrocinadores e apoiadores. Essa foi uma ótima ocasião para associarem suas marcas e produtos a um entretenimento preferido por milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Dessa maneira, as empresas que investiram no evento garantiram uma experiência positiva com os consumidores que as terão em primeiro lugar (top of mind) no momento do consumo.
Abraço,
Hernani Santos
Um comentário:
Caramba!!! Estou de cara com a sua escrita e com esse lado"jornalista"que eu não conhecia. Acho que você poderá se dar bem nesta profissão, einh? o que acha?
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