A novidade é resultado de um acordo entre a Metro Goldwyn Mayer (MGM) e o Youtube, anunciado segunda-feira, dia 10/11/08. Além de filmes, como O Monge à Prova de Balas e Legalmente Loira, também serão veiculados seriados, programas de entrevista, de auditório, comédia e desenhos animados. O faturamento será feito através de inserções de publicidade durante a exibição dos conteúdos.
O alvo dessa iniciativa do Youtube é seu concorrente Hulu que recebeu mais de 6 milhões de visitantes no mês de setembro, possui acordos comerciais com mais de 100 patrocinadores, além de ter caido no gosto dos executivos da indústria de Hollywood. Por enquanto, a única coisa que pesa contra o Hulu é o fato de o seu conteúdo estar disponível apenas para internautas sediados nos EUA.
A iniciativa, tanto do Hulu quanto do Youtube, nos permite pensar em uma adaptação à realidade do Brasil. No Youtube, é possivel encontrar programas inteiros da TV brasileira, apesar de seqüenciados, como por exemplo Malhação 1/3, Malhação 2/3 e Malhação 3/3. As emissoras de TV podem utilizar o site, de maneira oficial, para exibir programas ou os seus melhores momentos. Assim, um acordo comercial entre o Youtube e as emissoras brasileiras pode seguir os mesmos preceitos do acordo feito entre aquele e a MGM. O Youtube, e outros sites semelhantes, podem trabalhar diretamente com as agências de publicidade, independentemente do conteúdo das emissoras de TV. De acordo com o vídeo, é possível inserir uma espécie de rodapé com os materiais dos anunciantes.
Os sites de vídeos são acessados por milhões de brasileiros diariamente. São pessoas que desejam rever o que foi veiculado em alguma emissora ou ver o que não viu. São pessoas que procuram os mais variados tipos de assuntos que não estão disponíveis na TV aberta ou mesmo fechada e que podem ser vistos a qualquer hora do dia ou da noite. Utilizando-as de maneira adequada, essas mídias online podem trazer ótimos resultados.
Será que, no Brasil, tal iniciativa traria bons resultados?
Abraço,
Hernani Santos
Um comentário:
ARRASOU!!
Postar um comentário