Postagens mais visitadas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Os Emergentes dos Emergentes - A nova Classe Média Brasileira

O mapeamento de mais de 5500 municípios, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, resultou na atualização de várias informações referentes às classes sociais brasileiras. O levantamento também permitiu a comparação entre os países integrantes do BRICS (Brasil, Rússia, China, Índia e África do sul). Assim, a pesquisa levanta aspectos globais e locais da ascensão dos brasileiros.

Divulgada recentemente (jun/11), a pesquisa aborda indicativos como crescimento macroeconômico; transformações sustentáveis; crescimento econômico das classes, que permitem uma visão detalhada da evolução econômica dos brasileiros.

Interessante ressaltar que a pesquisa já provoca um verdadeiro alvoroço na mídia, o que revela o seu grau de importância. Centros de notícias, jornais online, sites especializados em economia já evidenciam alguns trechos do levantamento.

Acesse o site da pesquisa aqui e obtenha todos os detalhes.

Obrigado pela leitura.

Hernani Santos

terça-feira, 21 de junho de 2011

Hábitos de Informação e Formação de Opinião da População Brasileira

Em vista do crescente número de usuários de computadores, a internet já é considerada um meio de comunicação de massa. É o que afirma a pesquisa "Hábitos de Informação e Formação de Opinião da População Brasileira", divulgada pela Secom, em 08/06/11.

Foram aplicadas 12 mil entrevistas no período de 31/01 a 05/02/2010, para descobrir como o brasileiro consome informação e de que maneira forma sua opinião sobre questões nacionais.

O principal objetivo do governo é direcionar os esforços de comunicação dos programas e políticas públicas. A pesquisa também será um norteador para aqueles que já exploram ou desejam explorar a internet para divulgação de informação, produtos ou serviços.

Entre vários apontamentos feitos, a pesquisa mostra que a principal finalidade de acesso à internet diz respeito a Lazer (46,3%), seguido por Informações (24,8%) e demais assuntos.

Outro ponto interessante mostra que o acesso à internet está associado à renda, idade e nível de instrução. Entre os entrevistados cuja renda familiar é superior a 10 salários mínimos, o percentual de acesso à internet é de 79,9%, diminuindo à medida que a renda também cai. Entre o público de 16 a 24 anos o percentual de acesso é de 68,8%, diminuindo de acordo com o avanço de idade.

A navegação é feita, em média, durante 16,4 horas semanais, aumentando para 20,9 horas/semana entre os usuários domésticos. Entre aqueles de nível superior, é de 21 horas/semana, chegando a 23,4 horas/semana entre os entrevistados com renda superior a 10 salários mínimos.

Tais números evidenciam a concorrência entre internet e TV em determinados segmentos, pois esta perde a audiência do público de renda e nível de escolaridade mais elevados.

Baixe a pesquisa consolidada aqui.

Obrigado pela leitura!

Hernani Santos

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Afinal, o que é Checking em Publicidade!?

Sabemos que nas agências as funções/profissionais de Atendimento, Mídia, Criação, Produção e Planejamento já estão prá lá de consolidadas. Nos veículos, são as funções/profissionais de Atendimento/comercial, Assistentes e Operacional.

Por exigência do Governo Federal, não basta simplesmente veicular uma campanha e receber imediatamente pelo serviço prestado. É preciso comprovar que a campanha foi realmente veiculada de acordo com o contratado, por meio de documentos padronizados (Declarações; Fotos; Relatórios de inserções; NF/Fatura etc). É nesse momento que entra o profissional de Checking. É ele que faz todo o "meio de campo" entre a veiculação e o recebimento.

Podemos dizer que esse profissional/função está com um pé em Mídia e o outro no Financeiro. Primeiro, porque precisa ter os conhecimentos essenciais de Mídia, ou seja, Planejamento; Período de veiculação; PI; Bonificações; Reaplicações etc. Segundo, precisa ter uma noção de controle financeiro; cálculos de abatimentos, caso ocorram falhas; noções de legislação financeira e de impostos etc. Ou seja, nas agência é um profissional que trabalha diretamente com os Mídias e o responsável financeiro. Nos veículos, trabalha diretamente com o responsável financeiro e a área comercial. Neste último, o Checking procura orientar e ajudar sobre o que a área comercial pode ou não prometer aos clientes/agências, em razão do que o veículo pode ou não fornecer.

Do ponto de vista do veículo (e acredito que nas agências o processo é bem semelhante), podemos resumir as atividades com o seguinte processo:

- Recebimento do PI (Pedido de Inserção);
- Os espaços são reservados e os demais Estados, dependendo do caso, são orientados quanto à veiculação;
- O material é recebido e inserido na grade de veiculação;
- A veiculação é acompanhada para que ocorra conforme contratado e as falhas sejam solucionadas rapidamente;
- Dá-se início à elaboração dos comprovantes de veiculação (fotos; vídeos; relatórios de inserções etc) e demais documentos;
- Após tudo conferido e padronizado, é enviado à agência para as demais providências. Em seguida, tudo é enviado ao cliente.

Ressalto que todo o trabalho é conseqüência das exigências do Governo Federal, ou seja, a função de Checking é mais presente em agências e veículos que atendem tal cliente. O interessante é saber que esse trabalho, quando incorporado a essas empresas, pode se tornar um diferencial no atendimento a clientes privados, dando mais credibilidade à prestação do serviço.

Obrigado pela leitura.

Hernani Santos.