Postagens mais visitadas

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

United Breaks Guitars

Recebi mais um e-mail muito interessante. Apesar de todas as empresas saberem de toda a cartilha sobre relacionamento com o cliente, às vezes elas dão uma pisada na bola que, graças à tecnologia, pode saír muito caro. Segue e-mail na íntegra:
"Muitas empresas ainda não entenderam que o Mundo mudou. Acreditam que isso seja simplesmente uma frase de efeito. Continuam tocando suas vidas como se nada tivesse acontecido, ou melhor, acontecendo. Quer saber de uma coisa, que continuem assim, pois quando finalmente se derem conta, terão se enterrado junto com o velho mundo…
Na primavera de 2008, o guitarrista e cantor Dave Caroll estava viajando com a sua banda “Sons of Maxwell” para fazer o tour de 1 semana de shows em Nebraska.
Dentre as possíveis CIAs aéreas, acabaram escolhendo a United Airlines. No Check in, ao despachar a sua guitarra, Dave deixou claro se tratar de um instrumento musical e, portanto, FRÁGIL. Ao chegar a Nebraska, Dave descobriu que a sua guitarra de estimação, que custava estimados 3.500 dólares, estava seriamente danificada.
Após 9 MESES de muita conversa, com diversas pessoas e depois de muita reclamação, a United finalmente se posicionou. Disse que ela não tinha culpa nenhuma pelo ocorrido com a guitarra de Dave. Disse ainda serem outros os diversos possíveis responsáveis, mas que ela, JAMAIS!
Sendo assim e como um último gesto de indignação, Dave informou a UNITED que iria escrever e gravar 3 músicas relatando a sua experiência e, portanto, homenageando-a. E ainda disse faria mais.
Gravaria 3 vídeo clipes para colocar na web, assim, todas as pessoas do mundo plano e colaborativo poderiam compartilhar com ele essa “linda” experiência.
Dito e feito. A primeira das músicas, cujo título é UNITED QUEBRA GUITARRAS, foi colocada no You Tube no último dia 6 de julho. Hoje, 1 semana depois, mais de 2,5 milhões de pessoas foram impactadas pelo vídeo e puderam compartilhar da experiência de Dave. E olha que ainda faltam mais 2 vídeos…
No dia 10 de julho, finalmente a United se deu conta do tamanho da sua cagada, mas ai, o estrago já estava feito. Entrou em contato com Dave e prometeu ressarci-lo pelo dano causado a sua guitarra. Dave, carinhosamente fez mais um vídeo para responder à United. Pediu a ela que doasse o dinheiro a uma instituição de caridade da sua escolha e fez questão de lembrá-los que ainda faltam mais 2 vídeos…
Será que o Mundo mudou?"
O segundo vídeo já foi lançado. Ambos são simples, criativos e divertidíssimos. Não sei se o terceiro já está por aí.
Se a moda pega, pobre das empresas de telefonia!
Abraço,




terça-feira, 15 de setembro de 2009

Nova campanha do BB

Saiu na coluna do Pedro Abelha, de 08/09/09, uma notícia sobre a nova campanha do Banco do Brasil, na qual tive o prazer de participar através da parceria entre a Fluxo Mídia e a agência Master que atende o BB. Nós da Fluxo ficamos responsáveis pelo planejamento, execução e controle da parte de mídia exterior que contempla: Mobiliário urbano em cinco capitais (entre elas Brasília-DF); Painel eletrônico em 13 cidades; Metrôs de Recife-PE e São Paulo-SP; Trem no Rio de Janeiro-RJ e Busdoor em sete capitais inclusive Brasília-DF.
Abraço
---

AÇÃO DO BB COM FOTOS DE REDES SOCIAIS
O Banco do Brasil iniciou na quarta-feira (02), campanha publicitária que usará imagens registradas por pessoas comuns e disponíveis em sites de relacionamento: Flickr, Picasa e Photobucket. Com o slogan “Faz diferença ter um banco que é do Brasil”, as peças publicitárias criadas pela agência Master falam do orgulho de ser brasileiro e utilizam imagens registradas por amantes anônimos da fotografia.
A campanha é composta por dois filmes de 60 segundos, nove filmes de 10 segundos e oito peças de mídia impressa. Além disso, grandes painéis montados com as fotos de cenários brasileiros irão decorar as salas de atendimento de agências bancárias.
O uso das redes sociais mostra que o Banco do Brasil buscou um canal interativo para gerar negócios e atrair novos clientes. As redes sociais são cada dia mais populares entre os brasileiros, e o Flickr, por exemplo, possui uma postagem de mais de 500 mil imagens e é acessado por um público que interessa ao banco. Para identificar a campanha, a Master criou uma comunidade no Flickr chamada “Imagens do Brasil”, que funcionará como banco de imagens. Qualquer interessado pode postar sua foto, se ela for escolhida para ilustrar algum anúncio, o BB pagará os direitos autorais.